Home / Túnel do Tempo / Vivemos na era da informação

Vivemos na era da informação

Vivemos na ERA DA INFORMAÇÃO isto é um fato, mas permitam que humildemente discorde de muitos quanto ao inicio desta era. Vou ao Wikipédia e encontro ERA DA INFORMAÇÃO, que seria os tempos atuais (contemporâneo) teria se iniciado no século XX , logo após o fim da chamada ERA INDUSTRIAL. Bem segundo muitos, não apenas o Wikipédia, a ERA DA INFORMAÇÃO se caracteriza pelo alto valor adquirido sobre o conhecimento (informação).

Agora vamos examinar com calma esta conclusão. Quer dizer que durante a ERA INDUSTRIAL, a informação (conhecimento) não tinha importância ? Seria possível criar uma industria sem conhecimento ? Claro que não, pode parecer simples como os adeptos de KARL MARX basta dinheiro. Dinheiro é uma ferramenta, sem conhecimento é completamente incapaz de produzir o que quer que seja. Se não concorda comigo observe.  Na mídia de tempos em tempos são feitas reportagens sobre ganhadores de loterias, que se encontram na mais completa miséria. Portanto ter somente o dinheiro não é o suficiente para produzir riqueza ou outra coisa qualquer.

Para um industria produzir são necessários de conhecimentos, normalmente adquiridos por engenheiros e técnicos para construir, aprimorar e manter as maquinas que geraram a produção em massa. O dinheiro que como qualquer ferramenta na mão de quem sabe usar pode ser um instrumento facilitador. Portanto chegamos a conclusão que na chamada ERA INDUSTRIAL, informação (conhecimento) também era item de primeiríssima necessidade.

Voltemos mais um pouco no passado a ERA DOS DESCOBRIMENTOS. Onde entre os séculos XV e XVII, se descobriram novas terras em face de buscas a novas rotas de comercio. Porém vamos examinar com calma esta informação. Os descobrimentos ocorreram em função da abertura de novas rotas comerciais, porém por quem ? Por qualquer um, não por pessoas que dominavam técnicas de navegação. Pessoas que graças a este conhecimento passaram a ser chamadas de navegadores. Veja a importância do conhecimento. Novamente as expedições exploratórias necessitavam de dinheiro para existir. Mas ter apenas o dinheiro sem o conhecimento não adiantaria de nada.

Veja Cristóvão Colombo era italiano e guiou uma expedição espanhola na descoberta do novo mundo. Se somente o dinheiro bastava, porque se fosse teriam sido guiados por um espanhol. Simples era necessário informação (conhecimento). Nesta época vale salientar a ESCOLA DE SAGRES, onde se distribuiu informação (conhecimento) para toda uma serie de navegadores entre eles, o próprio Cristóvão Colombo, Vasco da Gama entre outros. Novamente somos obrigados a concluir que na chamada ERA DOS DESCOBRIMENTOS, informação (conhecimento) também era item de primeiríssima necessidade.

E o que dizer sobre o conhecimento na antiguidade, na  IDADE DO BRONZE e a IDADE DO FERRO, ou como alguns historiadores preferem a IDADE DOS METAIS. Todas com a característica do uso do metal difundido, graças ao conhecimento (informação) sobre a sua manipulação. Onde novamente são muito valorizadas as pessoas que possuem conhecimento. Para fundição de metais quanto a sua manipulação para os mais diversos usos, como armas (espadas, pontas de flechas ou lanças, entre outros), ou objetos de uso cotidiano (como cálices, jarras, colares, anéis, etc).

mundo-nas-nossas-maos

Que sempre quem dominou o conhecimento (informação) sobre itens de interesse da humanidade esteve valorizado e têm o mundo em suas mãos. O que me leva a humilde conclusão de que vivemos sim na ERA DA INFORMAÇÃO. Que teve seu principio quando o primeiro ser HUMANO ficou ereto.

 

 

Se gostou curta e siga

Sobre marcelo

Veja também

CDN (Content Delivery Network)

CDN  é uma rede de distribuição de conteúdo, uma espécie de intermediário entre o visitante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial