Home / Filmes / Darwin e Sistemas Operacionais

Darwin e Sistemas Operacionais

Charles Darwin formulou a teoria da Evolução e seleção natural das especies. Onde ele sugere ” É a essa preservação das variações favoráveis e eliminação das variações nocivas,  dou o nome de Seleção Natural. ”

No inicio dos anos 90 dos século XX, o DOS predominava nos micro computadores. Porém a interface gráfica gerada pela APPLE começa a tornar a micro informatica acessível a todos. Corrente evolucionista prontamente seguida pela MICROSOFT sob comando de BILL GATES Episódio mostrado no filme “PIRATAS DA INFORMÁTICA” (não posso deixar de comentar a tradução horrorosa o titulo original PIRATES OF SILICON VALEY). Todos já imaginavam uma batalha pelo futuro da industria da informatica passaria pela acessibilidade que as interfaces gráficas permitiriam aos usuários não iniciados.

filme-piratas-do-vale-do-silicio

Me recordo bem de quando fui assitir a uma apresentação  OS/2 na época versão 3.o WARP. Era 1994, fui convidado para um Workshop da IBM sobre Evolução dos sistema operacional. No dia fui ao Hotel Hilton aqui em São Paulo (nesta época o Hilton ficava em um prédio no centro velho).Vi a palestra toda com certo pessimismo, naquela época era difícil uma apresentação dar errado (isto duraria até aquela famosa do BILL GATES com Windows 98).

Apesar de pessimista sempre pago pra ver (meu bolso reclama, mas fazer o quê). Ao termino do Workshop, compro a versão OS/2 WARP. Ao chegar no escritório como São Tomé seleciono um micro e vamos a instalação.

Na época trabalhava com sistemas DOS escritos em COBOL. Os discos rígidos eram menores, 40 Mega Bytes (hoje qualquer PEN DRIVE é maior).  A instalação levou uma hora se tanto, termino a instalação em um incrível
Intel 386 DX de 20 MHz. E um dos aspectos da apresentação que mais me impressionou, foi que ele (OS/2) permitiu rodar DOS em uma janela. Porém editando parâmetros que permitiam ampliar a performance utilizando todo o poder do processador 386 de 32 Bits e ampliando sua velocidade espantosamente. Justificado no  fato de DOS ser um sistema operacional de 16 Bits.

Descrente, mas curioso faço as alterações e me surpreendo. Realmente não era cascata. Coloco alguns programas pra rodar e sua performance sobe espantosamente. Eu diria que chegou a realizar algumas operações como REINDEXAR arquivos em menos da metade do tempo !

Acompanhei o OS/2 por alguns anos até 1998, quando foi descontinuado pela IBM. No inicio a IBM tinha como parceiro no desenvolvimento do OS/2 a MICROSOFT. Mas a própria tinha outros interesses e criou se próprio padrão de sistemas operacionais  32 Bits com o WINDOWS NT 3.51 e depois o WINDOWS 95. Cujas aplicações não eram compatíveis com o OS/2.

Como diria DARWIN era uma vertente de evolução bonita, mas ineficaz e a seleção natural se fez. Apesar do abandono da IBM, ainda hoje uma versão do OS/2 segue sendo desenvolvida por uma outra empresa agora sob o nome de eCOMStation.

O OS/2 como os dinossauros acabou quando o ambiente foi alterado pelo cometa WINDOWS 95
Se gostou curta e siga

Sobre marcelo

Veja também

Eles não querem pensar

Todo homem tem um ponto forte, alguma coisa que sabe fazer melhor que qualquer outra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial