Home / Verbetes / RUP ou IRUP

RUP ou IRUP

Rational Unified Process / Processo Unificado Rational), é um metologia proprietária de Engenharia de software criada pela Rational Software Corporation, adquirida pela IBM,  ganhando um novo nome IRUP que agora é uma abreviação de IBM Rational Unified Process e tornando-se uma marca na área de Software, fornecendo técnicas a serem seguidas pelos membros da equipe de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar a sua produtividade no processo de desenvolvimento.

O RUP usa a abordagem da orientação a objetos em sua concepção e é projetado e documentado utilizando a notação UML (Unified Modeling Language) para ilustrar os processos em ação. Utiliza técnicas e práticas aprovadas comercialmente.

É um processo considerado pesado e preferencialmente aplicável a grandes equipes de desenvolvimento e a grandes projetos, porém o fato de ser amplamente customizável torna possível que seja adaptado para projetos de qualquer escala. Para a gerência do projeto, o RUP provê uma solução disciplinada de como assinalar tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento de software.

O RUP é, por si só, um produto de software. É modular e automatizado, e toda a sua metodologia é apoiada por diversas ferramentas de desenvolvimento integradas e vendidas pela IBM através de seus “Rational Suites”.

Se gostou curta e siga

Sobre marcelo

Veja também

CDN (Content Delivery Network)

CDN  é uma rede de distribuição de conteúdo, uma espécie de intermediário entre o visitante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial