Ajustando o Arquivo de Paginação

Neste artigo vamos orientar como ajustar o arquivo de paginação do Windows. A função do arquivo de paginação é de memória auxiliar para o sistema operacional. Durante o uso do equipamento o arquivo de paginação é utilizado o tempo todo, dependendo da operação realizada ele é utilizado de forma mais ou menos intensa.

Este arquivo têm durante vários momentos uma utilização intensa, o que por si só já representa um risco a performance, caso o arquivo esteja fragmentado (ou seja partes suas estão espalhados pelo disco) então é importante fazer uma desfragmentação. Ainda mais se em algum período você acrescentou mais memória RAM, na configuração padrão do arquivo de paginação, o WINDOWS utiliza como parâmetro o total de memória RAM. Clique aqui caso queira ver como desfragmentar.

O padrão do WINDOWS para o arquivo de paginação é de 150 % a quantidade de RAM do equipamento para tamanho inicial e de 300% a quantidade de RAM do equipamento para tamanho máximo. Estes parâmetros se mostram satisfatórios para equipamentos com menos de 1024 MB de RAM. Quando o equipamento possuem mais de 1024 MB de RAM já podem ser feitos ajustes para se obter uma melhor performance. Se você estiver usando WINDOWS XP e tiver 1024 MB ou mais de RAM, ou se estiver usando WINDOWS VISTA e tiver 2048 MB de RAM, você pode utilizar um novo parâmetro, 60 % da RAM de tamanho mínimo e 180 % da RAM para máximo. Com estes parâmetros você poderá obter ganhos de performance de até 20 %. Para saber como, acompanhe o vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>